domingo, 12 de fevereiro de 2012

AVISO: Amizade Colorida pode perder a cor

Muitas pessoas acham que Amizade Colorida é como a Hakuna Matata, linda de viver.
Mas o que os filmes e as poesias sobre Amizade Colorida esqueceram de contar a vocês, é que amizade colorida é dolorosa, difícil e - muitas vezes - sem cores.
Existe uma garota, apaixonada por seu melhor amigo. Ele já sentiu ciumes por ela, já achou que estivesse apaixonado. E então prestou atenção, percebeu que não era apaixonado por ela. Mas ele era. Ele é. Acha que não, mas é. E ela sabe disso, mas finge que não sabe. Assim é melhor. Ele ficará com outras garotas - está na fase de conquistas e pontos acumulativos com as mulheres - e então não se sentirá culpado pelas lágrimas que vão correr no rosto de sua melhor amiga. Ela, por outro lado, se acha uma boba por gostar tanto assim de seu melhor amigo. Sente um vazio dentro de si mesma, sente ciumes e não pode reclamar. Ela o queria só para ela. Ele a queria só para ele, mas ambos tinham medo de estragar a amizade. Ambos tinham medo de se prender a algo que poderia não durar para sempre.
"Você entende a diferença entre amor e paixão?" - ele pergunta
"É claro." - ela diz "A paixão é superficial, dura no máximo dois anos."
"Não deveria ter um máximo de tempo." - ele rebate
"O que não deveria ter um maximo de tempo?" - a garota questiona
"Essas coisas, por que não pode durar a vida toda?" - ele diz, confuso
"Mas essa é a maior diferença entre paixão e amor. A paixão acaba porque é superficial. 
O amor não, nunca acaba." - ela explica
"Entendo..." - ele sussurra

Garoto fica com alguém, a melhor amiga dele fica chateada. 
"Você não se importa." - ela reclama, olhando seus sapatos vermelhos
"Você acha que eu não me importo com você? É isso o que eu acho estranho, antes eu não ligava pra nenhuma menina, mas agora eu ligo. Mas e agora? Era o que eu tinha medo." ele retruca
"Você tem medo de que afinal?" - ela quer saber
"De me envolver muito, porque depois, na hora que acabar eu vou ficar chateado, você também vai... E é isso o que eu não quero." - ele resmunga
Eles costumavam ficar, se beijarem e aproveitarem o tempo que tinham juntos. Ela achou melhor serem somente amigos, mas ela não sabia que o pior ainda estava por vir. Mesmo sendo apenas amigos, eles ainda ficavam quando se encontravam. Ela não podia rejeitá-lo, ele a queria. Ele não entendia nada, não sabia porque era sempre assim com ela. Ela sabia quando ele mentia, sabia só de olhar em seus olhos cor-de-mel. Ele sabia quando ela ficava brava, sabia que seu jeito entregava todos os sentimentos. E então ele lhe dava um beijo, na bochecha da garota que ele ainda não sabia que amava. 
E era sempre assim com os dois idiotas do século. Conversas no celular até um dos dois pegar no sono, contar seus pensamentos íntimos, intermináveis conversas por msn... E diversas lágrimas da garota, que amava seu melhor amigo. E diversas dúvidas do garoto, que não entendia o que a garota especial lhe causava. Ela era diferente, era a borboleta na vida dele.

E hoje ela pensa como ele foi ingênuo em achar que amizade era mais fácil. Foi também, erro dela, por achar que amizade colorida seria uma coisa linda.
"Na verdade, se tratando de amizades, é diferente. Porque não acaba tão fácil como namoro. É muito complicado essas coisas." - ele disse, lá no passado, quando ainda nem eram melhores amigos.
Amizade Colorida é muito mais complicada do que namoro. Só quem vive ela, sabe o quão doloroso é essa farsa, inventada pelos romances. Amizade Colorida não é colorida, na verdade. É opaca, com apenas alguns pontos fortemente coloridos. Tem alguns doces, mas é amarga na maior parte do tempo. Assim como tudo nessa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário